Tendo em consideração que se pretende reflectir criticamente sobre a utilização de blogues na educação e decidir de modo sustentado sobre a sua utilização tendo em conta diferentes cenários pedagógicos, esta viagem à blogosfera educativa foi conduzida adoptando o Conectivismo como teoria de aprendizagem supostamente mais actualizada. Enriqueceu-se esta interpretação das diferentes situações associando-lhe apenas os dois regimes de justificação que se tinham mostrado dominantes no entendimento professoral das práticas pedagógicas na avaliação escolar: justificação industrial e justificação doméstica. Apesar de nos referirmos a todos os níveis de ensino, privilegia-se o Ensino Secundário, exactamente onde escasseia a literatura, seguindo o padrão habitual nos investigadores de estudarem os contextos em que vivem.
Posts Relacionados:
- Summary - EDUBLOGUES.PT
- Conclusion - EDUBLOGUES.PT
- Interpretando as decisões em diversas situações: os regimes de justificação
- EduBlogues - Índice
- Bibliografia
- Conclusão
- Blogues no Ensino Secundário
- A blogosfera educativa em Portugal
- Redefinindo o Conectivismo, integrando os regimes de justificação
- Regime de justificação doméstica: As crianças como pessoas