Parafraseando Siemens e Tittenberger (2009) “Blogs are simple tools for learners and educators to use in teaching and learning. Educators can use a blogs to update learners on course activities, post reflections on in-class or online conversations, and to share journal articles and related course resources. Learners can use blogs to reflect, connect with others, use as an e-portfolio or journal, and comment on important posts made by other learners” (p. 43).
Para George Siemens, Learning Development Cycle, e de acordo com o referido acima, a utilização das novas tecnologias no processo ensino/aprendizagem deve acompanhar as necessidades modernas de aprendizagem.
De acordo com Maria João Gomes (2007) “É minha convicção que não estamos perante uma “moda” passageira mas sim perante um novo recurso que pode suportar diversas estratégias de ensino e de aprendizagem. A facilidade de criação e manutenção de um blog e a existência de serviços gratuitos e de qualidade, bem como a crescente divulgação de perspectivas e experiências práticas da sua utilização ao nível de escolas dos diversos os níveis de ensino são um bom prenúncio neste sentido. O aumento das condições de acesso à Internet, nomeadamente com o projecto de colocar “banda larga” nas escolas e com o aumento do número de famílias com acesso à Internet a partir das suas residências é também um sinal positivo”(p. 315).
Lopes & Gomes (2007) “O facto de se tratar de um serviço online, é uma das grandes mais valias dos sistemas de blogues, pois não só permite que possam ser consultados/lidos a partir de qualquer ponto do mundo com acesso à Internet, como permite receber contributos de autores ou leitores igualmente dispersos geograficamente. Estas características fazem com que possa ser utilizado no suporte a projectos de colaboração a nível internacional” (p. 127).