Reflexão Crítica sobre a utilização de Blogues

|

Os Blogues são uma ferramenta pedagógica, certamente! São fáceis de utilizar, em termos técnicos, ma nem tudo são rosas.

A maior dificuldade na utilização de um blogue consiste em convencer os estudantes que estão num tempo de trabalho, pois a utilização do blogue supõe a ligação à Internet em pleno funcionamento e esta poderá ser partilhada por outras aplicações, designadamente pelo MSN e pelo Facebook! A escola poderá utilizar software para bloquear estas aplicações, mas se assim for surge a autoridade do professor diminuída aos olhos do aluno porque está a impor-se de um modo que nem o próprio docente controla.

Os blogues apresentam-se teoricamente como espaços privilegiados de reflexão, mas para serem capazes de fazer uma leitura crítica têm que saber sintetizar a informação, saber ler e interpretar os dados que se lhe apresentam, mas muitas vezes têm lacunas de tal modo graves ao nível da compreensão e da expressão escritas, que não conseguem começar a responder antes das questões lhes serem explicadas oralmente, tentam escrever como o professor lhes disse porque não sabem estruturar as frases, e obviamente os textos ficam incompreensíveis.

Os blogues são espaços difíceis de avaliar. Somos obrigados a respeitar os mesmos critérios de avaliação, mas a facilidade com que uma ideia salta de blogue em blogue não tem comparação com nenhuma outra situação, de maneira que facilmente se perde a “autoria” dos argumentos, o que dificulta a avaliação.

Nos casos mais graves de cópia, mesmo que o aluno tenha a “inteligência” suficiente para utilizar um blogue de outra turma, ou mesmo de outro ano lectivo, o Google é amigo do professor se ele não tiver alterado significativamente a estrutura das frases.

Originariamente os blogues situavam-se a grande distância dos sites, porque só estes permitiam arrumar com lógica os diversos temas. Hoje, porém, apesar da apresentação das mensagens obedecer à ordem cronológica inversa, graças às tag clouds, é fácil navegar pelos temas dos blogues. Esta feature é particularmente útil nos blogues de recursos construídos pelos professores, pois ensinando os alunos a utilizá-la, todos os tópicos ficam acessíveis durante todo o tempo, enquanto antes só liam as mensagens da primeira página, obrigando o professor ao trabalho de republicação dos posts antigos. Também os motores de pesquisa internos são mais fiáveis. Estas features adquirem interesse para os blogues construídos pelos alunos quando estes começam a ter conteúdos em volume significativo.

Se os alunos forem mais interessados, a utilização da Internet associada aos blogues permite uma exploração dos temas mais realista, porque as fontes de informação já estão na Web. Mas não é seguro que a utilização dos blogues agrade a todos, porque dão efectivamente mais trabalho que ouvir aulas expositivas, e os alunos menos preparados podem ter receio de ser colocados à prova.

 

Written by José Neto. Powered by Novos Templates para o Blogger