INTRODUÇÃO

|

Em Portugal designa-se de Blogue, no entanto, Blog é uma abreviação de Weblog (rede, teia) e Log (registo). Jorn Barger foi o autor do conceito Weblog em 17 de Dezembro de 1997. Por sua vez, Peter Merholz fez a abreviação para blog. O motor de busca de blogues “Technorati” constatou existirem mais de 112 milhões de blogues em Dezembro de 2007.

O Blogue como ferramenta tecnológica de aprendizagem poderá ser utilizado como um recurso educativo ou enquadrado numa estratégia de ensino.

No entanto, é importante distinguir os diversos tipos de Blogues criados para diversos fins, tais como: pessoais que falam sobre a vida pessoal do seu criador, outros como portefólios digitais de trabalho e outros ainda de autoria colectiva, dinamizados por professores e alunos, por exemplo.

O tipo de Blogue que pretendemos explorar e justificar como ferramenta pedagógica é aquele que permite uma interacção e comunicação entre professores e alunos, e que desta forma tem uma autoria colectiva.

As características que potenciam esta particularidade pedagógica são entre muitas: o facto de o Blogue ser, na esfera virtual, público e acessível a todos; a possibilidade de interacção e comunicação entre professor e aluno, o professor ao tornar-se “digital” aproxima-se mais dos alunos; o registo cronológico de conteúdos que permite um acompanhamento em sequência dos temas e assuntos abordados; a abertura para que cada um se possa exprimir sem censura; o acesso a um conjunto de informações, pessoas e referências para outros recursos educativos; a sua forma inovadora e apelativa de transmissão de conhecimentos; a oportunidade de reflectir sobre o que se coloca permitindo um crescimento pessoal e profissional; dá aos alunos mais tempo de reflectir sobre o que foi dito em sala de aula.

Como recurso educativo inovador, o Blogue permite ainda a conjugação das suas particularidades com vários recursos multimédia muito apelativos. O professor assim como o aluno podem enriquecer os conteúdos colocados em “post” adicionando músicas, entrevistas, efeitos especiais, fotografias, vídeos, textos, gráficos, links, entre outros.

Uma estratégia de ensino poderá funcionar mediande a construção de um Blogue de recursos como elo de comunicação entre professor e aluno. O aluno pode ter acesso aos temas discutidos na sala de aula ou até a um programa temático da disciplina que lhe permitirá preparar as aulas seguintes. Se o professor o entender, os alunos poderão também encontrar actividades temáticas extra que promovam a experimentação e posterior auto avaliação. A forma como os alunos interagem e comunicam entre eles e com os professores no Blogue estimula a aprendizagem colaborativa.

O professor neste contexto de aprendizagem colaborativa assume o papel de mediador e coordenador dos trabalhos apresentados. O seu papel é também propor e incentivar actividades que promovam a aprendizagem e aplicar estratégias pedagógicas.

Em conclusão o Blogue, como ferramenta tecnológica que promove a aprendizagem colaborativa, permite a constante actualização do conhecimento adquirido, através da constante renovação de recursos. Os alunos têm a possibilidade de enriquecer os temas explorados na sala da aula através dos conhecimentos e experiências que trazem do mundo virtual e podem ainda continuar o seu processo de construção de conhecimento, iniciado na escola, quando chegam a casa através do Blogue.

 

Written by José Neto. Powered by Novos Templates para o Blogger