Blogues como recurso e como estratégia de aprendizagem

|

Blogues recurso

  • Um espaço de acesso a informação especializada;
  • Um espaço de disponibilização de informação por parte do professor/formador.

Blogues estratégia
  • Constituem portfólios digitais;
  • São espaços de intercâmbio e colaboração;
  • Incorporam um espaço de debate e/ou role playing;
  • Constituem um espaço de integração.


  • Trata-se na realidade, com frequência, de um continuum em que, por um lado, a exploração pedagógica se centra mais na dimensão de publicação de informação por parte do professor, na generalidade dos casos em que a exploração dos blogues assume essencialmente o formato de um de repositório de informação pesquisada e comentada pelo professor, normalmente envolvendo aspectos referentes a actualidades dentro da temática disciplinar em que o professor exerce a sua actividade (blogue como recurso), e por outro lado é o aluno (ou grupo de alunos), incentivado e motivado pelo professor, que cria e dinamiza o seu blogue, sendo responsável pela pesquisa, selecção e síntese da informação a postar, que será lida e comentada pelo professor e eventualmente pelos colegas de escola ou turma (blogue como estratégia).
    Fonte: Blogues escolares: quando, como e porquê?, p. 121

o InteraTIC 2.0 o João Paulo Santos postou estas duas imagens que explicitam bem a diferença entre um blogue de recursos e um blogue como estratégia de aprendizagem.





A fonte destas imagens é o documento Blogues escolares: quando, como e porquê?

O vídeo refere-se ao mesmo tema.

 

Written by José Neto. Powered by Novos Templates para o Blogger