Estudar a utilização educativa dos blogues será trabalhar um fenómeno relativamente marginal, porque estes têm pouca expressão nas práticas educativas. Esta afirmação resulta da minha impressão sobre o Mundo que me rodeia, pois ainda não conheço indicadores estatísticos desta nova realidade. Estou procurando...
Para uma primeira aproximação observem-se as principais utilizações que a Internet tem na Educação:
- verificação de factos para 42,2% dos internautas;
- pesquisar definições de palavras para 33,1%;
- busca de informação para a escola ou universidade por 27,3% dos utilizadores.
A Internet é um media que todos podemos utilizar criativamente, não apenas como leitores, mas também como produtores. Para escrever um blogue não há praticamente obstáculos técnicos, mas mesmo assim não faz parte das práticas pedagógicas instituídas.
Entre os conteúdos gerados pelo utilizador, escrever/acrescentar conteúdos num blogue pessoal ocupa as primeiras posições, depois de fazer:
- comentários em blogues ou no mural de alguém;
- actualizações de status em programas de IM ou redes sociais;
- upload de fotografias.
Fonte: A Utilização da Internet em Portugal, 2010. Gustavo Cardoso e Rita Espanha (CIES- ISCTE e OberCom). Backup
Tendo em consideração a popularidade dos blogues pessoais, porque não serão estes utilizados com idêntica frequência nas escolas?