CONCLUSÃO

|

Os blogues apresentam-se teoricamente como espaços privilegiados de reflexão e de aprendizagem autónoma dos alunos na rede. Porém, para serem capazes de fazer uma leitura crítica têm que saber sintetizar a informação, saber ler e interpretar os dados que se lhe apresentam.
Hoje, porém, apesar da apresentação das mensagens obedecer à ordem cronológica inversa (a única que o trabalho refere), graças às “tag clouds”, é fácil navegar pelos temas dos blogues. Esta funcionalidade é particularmente útil nos blogues de recursos educativos, pois ensinando os alunos a utilizá-la, todos os tópicos ficam acessíveis durante todo o tempo, enquanto antes só liam as mensagens da primeira página, obrigando o professor ao trabalho de republicação dos “posts” antigos. Também os motores de pesquisa internos são mais fiáveis. Estas funcionalidades adquirem interesse também nos blogues construídos pelos alunos quando estes começam a apresentar um portfólio significativo.

 

Written by José Neto. Powered by Novos Templates para o Blogger