PERCURSO DE APRENDIZAGEM

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1 - Objectivo Geral:
Construir um percurso de aprendizagem com base na usabilidade de blogues, segundo pressupostos do texto “Plano de Emergência, Tecnologias para a Aprendizagem” de George Siemens e Peter Tittenberger, formando de uma rede de blogs onde os professores e alunos da escola podem pesquisar, discutir, analisar, comentar e construir conhecimentos.

1.1 - Objetivos Específicos:
• Criar uma ecologia (facilitar conexões sociais e intercâmbio de informação);
• Incentivar a partilha de texto digital;
• Mostrar-se disponível para o aluno;
• Incentivar a organização, pesquisa e expressão pessoal;
• Aproximar o professor do aluno pela banalização do texto digital;
• Permitir que o aluno construa o seu próprio conhecimento;
• Acompanhar a disciplina e as suas actualizações fora das aulas;
• Promover o trabalho em grupo;
• Desenvolver a capacidade criativa do aluno através da personalização e actualização regular do Blogue;
• Fomentar a comunicação e o convívio;
• Fomentar as competências de síntese, reflexão, análise crítica e expressão escrita.

2 - Motivação :
• Fomentar e estimular a aprendizagem e a vontade de aprender em ambiente informal e não presencial (assíncrono);
• Forma lúdica de aprender;
• Maior empenhamento nas tarefas porque estas serão partilhadas com uma audiência alargada;
• A integração na rede estimula a comunicação, literacia, partilha, colaboração, interacção, reflexão e criatividade;
• Criação de novos conteúdos e recursos por meio de blogues;
• Autoria;

3-Métodos:

Blended learning – visto que parte do curso acontece, face-a-face e outra online. Os professores usarão o blogue para actualizar os alunos sobre as actividades do curso, reflexões sobre a matéria após conversas em sala de aula ou online, e compartilhar artigos de jornais e outros recursos interessantes para a área disciplinar. Os alunos podem utilizar os blogues para reflectir, ter maior contacto com os outros, construir um portfólio digital para preservarem e partilharem trabalhos e experiências, e comentar os “posts” feitos por outros alunos e professores.
• Escolher um tema (pode ser a própria disciplina) e planear uma abordagem temática por fases;
• Ambientação através de apresentação pessoal e dos professores;
• Orientar e ajudar os alunos a utilizarem o Blogue como ferramenta de estudo e uma extensão da sala de aula.
• Observar o interesse dos alunos.

4 – Destinatários:
Alunos dos anos finais do ensino fundamental ao ensino médio, turmas as quais os professores costumam trabalhar com as mesmas no laboratório de informática ou desenvolvam o projeto “Um Computador por Aluno”,pois estes terão acesso garantido as ferramentas de trabalho.
Em Portugal, verificam-se situações muito diferenciadas de região para região ou de escola para escola, mas já é comum em muitas turmas do ensino básico e do ensino secundário todos os alunos terem computador, até porque só o Programa eescola.pt já entregou quase um milhão e meio de computadores, sendo possível trabalhar com blogues em qualquer disciplina.


5 – Calendarização:
• Definição semanal das etapas para cada temática com os alunos e de acordo com o rítmo em que estiver se desenvolvendo a atividade.

6 - Conteúdos e actividades a desenvolver no Blogue pelo professor e pelo aluno:
• Propostas de actividades desafiadoras;
• Partilha de diversos recursos mulimédia;
• Testes interactivos (idealmente algumas poderiam ficar feitas em Hot Potatoes);
• Conteúdos das mais váriadas disciplinas;
• Actualidades e/ou assuntos de interesse dos alunos;
• Comentários.

7 – Abordagem Pedagógica:
O percurso pedagógico decorrerá a luz do Conectivismo que tem a visão de que o conhecimento e a cognição são distribuídos através de redes de pessoas e tecnologia e que a aprendizagem é um processo de conexão, que se desenvolve pelo crescimento das redes, e com a navegação nas mesmas.
Conforme forem surgindo novas informações no decurso das actividades, irá criar-se um efeito cascata, alterando o significado de outros nós (informações) dentro da rede de aprendizagens. Um novo nó de informações resulta em novas ligações, que por sua vez resulta em novos conhecimentos e, assim, numa maior compreensão por parte dos alunos.


8– Recursos:
Blogues e medias relacionadas
• A serem disponibilizados no início de cada temática abordada pelo professor;
• Poderá também ser indicada por iniciativa dos alunos;
• Computador;
• Internet;
• Ferramentas de busca.

9-Avaliação:
• Acompanhamento diário dos blogues, comentários dos alunos , interesse demonstrado e resultados alcançados;
• Auto-avaliação;
• Avaliação de grupo.

 

Written by José Neto. Powered by Novos Templates para o Blogger