1 - Motivação - Cada actividade deve pensar a motivação dos alunos para as tarefas. O blogue só por si não é nenhum factor de motivação. Alguns alunos, que se sentem mais à vontade em português, em informática e na generalidade das matérias adoram os blogues, mas para a maior parte, como dão mais trabalho, são uma tarefa a evitar.
2 - Objectivos - Um objectivo genérico que já referi consiste na melhor aplicação dos estudantes nas tarefas, visto que terão maior audiência. Aprendem a escrever melhor e outros genéricos não negligenciáveis. Além disso, cada actividade terá objectivos próprios.
3 - Destinatários - A área de CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE existe nos EFA para maiores de 18 anos. Pelo que tenho lido, é exactamente quando o público é heterogéneo que os blogues dos alunos se revelam mais interessantes, porque diferentes. Portanto proponho que pensem neste público.
4 - Calendarização - Nos EFA temos 67 sessões para dar 4 blocos de matéria, ditos DR's ou RA's segundo a nova terminologia. Em termos práticos, cada bloco de matéria não deverá exceder as 16 horas. Mas em vez de pensar numa actividade de 16 horas também se pode pensar em duas de 8 horas ou em quatro de 4 horas cada...
5 - Conteúdos e actividades a desenvolver - Cada qual verá para o seu tema
6 - Recursos - Cada qual verá para o seu tema
7 - Avaliação - O melhor que consegui fazer até hoje foi a correcção de blogues em folhas de Excel (cada aluno uma coluna/cada post uma linha) e ia assinalando com alíneas o que cada um precisava de corrigir.
É muito trabalhoso, mas é a única forma séria de fazer avaliação formativa. Temos que ter poucos alunos.